Health Clínica Médica

A flexibilização das medidas de isolamento social em diferentes regiões do país possibilitou a volta do rastreamento de câncer de mama nos hospitais e unidades de saúde. O procedimento é feito em indivíduos assintomáticos com o objetivo da detecção precoce da doença. Com a pandemia da Covid-19, houve uma queda de atendimentos pela necessidade de priorização do vírus, além do medo da população pela contaminação. Para a Sociedade Brasileira de Mastologia, a volta da realização do rastreamento através da mamografia é importante, visto que a técnica é capaz de reduzir o risco do câncer de mama em estágio avançado aumentando as chances de cura, mas ressalta que as pacientes devem redobrar os cuidados no cotidiano para evitar contrair a Covid.

Pacientes com resultados de testes de rastreamento anormais prévios à pandemia devem ser localizados, inclusive por busca ativa, e priorizados para confirmação de diagnóstico. No caso da presença de sinais ou sintomas de câncer, um profissional ou serviço de saúde deve ser consultado imediatamente com prioridade com relação às consultas para fins de rastreamento.

Para evitar o contágio no deslocamento para a realização da mamografia, a recomendação é evitar aglomeração mantendo 1 metro de distância, uso de máscaras que cubram nariz e boca, cuidados de higiene das mãos, além de realizar limpeza frequente dos ambientes de consultórios e clínicas, mesmo na vigência do isolamento social.

 

Fonte: https://www.sbmastologia.com.br/noticias/reinicio-do-rastreamento-de-cancer-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *