Health Clínica Médica

Ultrassonografia

A Ultrassonografia permite visualizar, em tempo real, as estruturas internas do
organismo, através de ondas ultrassônicas de alta frequência.

Ultrassonografia

A Ultrassonografia  permite visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo, através de ondas ultrassônicas de alta frequência.

O que é ultrassonografia?

ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência que, após atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos, sendo processadas no aparelho por softwares de alta tecnologia, fornecendo imagens instantâneas e dinâmicas.

O exame não utiliza radiação ionizante, não causa dor e pode ser realizado em diferentes regiões do corpo. A ultrassonografia também é importante ferramenta no auxílio de procedimentos de punções/biópsias de lesões ou tecidos.

Os aparelhos de ultrassonografia da  Clínica Health  têm tecnologia de última geração, possuindo, dentre outras ferramentas, capacidade para estudar o grau de rigidez dos tecidos  e estruturas (elastografia share wave), a circulação do sangue e vascularização dos órgãos através do Doppler colorido, além de avaliar lesões em pele com transdutor dermatológico de alta frequência. 

ultrassonagrafia-clinica-health

O que é ultrassonografia?

ultrassonagrafia-clinica-health

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência que, após atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos, sendo processadas no aparelho por softwares de alta tecnologia, fornecendo imagens instantâneas e dinâmicas.

O exame não utiliza radiação ionizante, não causa dor e pode ser realizado em diferentes regiões do corpo. A ultrassonografia também é importante ferramenta no auxílio de procedimentos de punções/biópsias de lesões ou tecidos.

Os aparelhos de ultrassonografia da  Clínica Health  têm tecnologia de última geração, possuindo, dentre outras ferramentas, capacidade para estudar o grau de rigidez dos tecidos  e estruturas (elastografia share wave), a circulação do sangue e vascularização dos órgãos através do Doppler colorido, além de avaliar lesões em pele com transdutor dermatológico de alta frequência.

ultassom-health-clinica

Orientações gerais

  • No dia do atendimento é necessário apresentar carteira do convênio, solicitação original do exame com data, carimbo, CID e assinatura médica;

  • Trazer resultados de biópsias e exames anteriores de imagem da região a ser estudada com laudos e imagens impressas. O laudo comparativo pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente;

  • Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de um adulto;

  • Para alguns tipos de exames e na dependência da vestimenta usada pelo paciente, forneceremos roupa específica para maior conforto;

  • Chegar 30 minutos antes do horário agendado. 

Orientações gerais

ultassom-health-clinica

– No dia do atendimento é necessário apresentar carteira do convênio, solicitação original do exame com data, carimbo, CID e assinatura médica;

– Trazer resultados de biópsias e exames anteriores de imagem da região a ser estudada com laudos e imagens impressas. O laudo comparativo pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente;

– Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de um adulto;

– Para alguns tipos de exames e na dependência da vestimenta usada pelo paciente, forneceremos roupa específica para maior conforto;

–  Chegar 30 minutos antes do horário agendado.

Cuidados

  • Não há contraindicação para a realização do procedimento em pacientes com relato de alergias medicamentosas e alimentares, história de asma, gestantes, insuficiência renal e renais dialíticos, pessoas com marcapassos, clipes de aneurismas cerebrais, aparelhos ortodônticos, implantes, próteses ortopédicas e DIUs;

  • Recomenda-se não suspender medicações de uso contínuo, sobretudo os pacientes cardíacos e hipertensos, podendo ser tomados com um pouco de água antes do exame.

  • Para alguns exames de ultrassonografia (abdome total, abdome inferior, pélvica ginecológica, aparelho urinário, vias urinárias, bexiga, próstata via abdominal, vesículas seminais) é necessário que o paciente esteja com a bexiga cheia. Aos idosos, recomenda-se que a ingestão da água deva ocorrer na clínica, não devendo ultrapassar 3 copos.
  • Para exames de abdome total ou abdome superior, recomenda-se dieta leve e sem gordura no dia anterior. Solicita-se jejum de 08h para alimentos sólidos e alguns líquidos (refrigerantes, achocolatados, leite, sucos) antes do horário de realização do exame, sendo permitido ingerir água e/ou água de coco. Pacientes diabéticos e em uso de qualquer medicação hipoglicemiante (para controle do diabete) injetável ou por via oral ou com restrições alimentares devem verificar junto ao seu médico assistente a necessidade de suspensão ou ajuste da medicação para o período de jejum;

  • Não há necessidade de interromper a amamentação;

  • Para exames de transvaginal necessário esvaziar a bexiga antes da realização do exame.

Confira os tipos De Ultrassom realizados em nossa Clínica

O ultrassom transvaginal, também chamado de endovaginal, é um exame diagnóstico muito utilizado por ginecologistas e obstetras. O exame consiste na inserção de um aparelho chamado transdutor na vagina, que vai gerar imagens dos órgãos internos daquela região: útero, trompas e ovários.

O exame não é doloroso, é rápido e pode ser realizado em qualquer clínica de diagnóstico por imagens, com prescrição médica. Ele não emite radiação, porque utiliza ondas de som para produzir suas imagens. Por isso, não existe risco algum para a saúde da paciente ou do médico.

O doppler é um exame de ultrassonografia que observa o aumento ou diminuição da vascularização e a velocidade do sangue no interior dos vasos.

No caso da Ultrassonografia com Doppler Colorido Transvaginal, o exame é feito através de uma versão adaptada do ultrassom, em que o transdutor é inserido na vagina, e permite visão mais clara e desobstruída das estruturas da pelve na mulher.

É um exame para avaliação da pelve que usa a mesma técnica do ultrassom transvaginal convencional, com o objetivo de acompanhar as alterações ovarianas e uterinas relacionadas a ovulação.

A Ultrassonografia de Abdome Superior é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Total é um procedimento não invasivo utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Associados ao Doppler Colorido, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

 

O ultrassom de abdome total é um exame de imagem solicitado com frequência por diversas especialidades médicas. Por conta de sua qualidade, ele auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.

O ultrassom de abdome total é um exame de imagem solicitado com frequência por diversas especialidades médicas. Por conta de sua qualidade, ele auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.

Para se captar imagens desta região, o equipamento utiliza ondas sonoras de alta frequência, permitindo a visualização de órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

Popularmente conhecido pela descoberta dos cálculos (pedras) renais, é indicado também para a avaliação de infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais e doença policística renal. Além disso, o procedimento serve para identificar perda excessiva de proteínas, sangue na urina e quando o rim está funcionando de forma insuficiente. Dores e dificuldade para urinar são alguns dos sintomas mais comuns.

A Ultrassonografia, por ser um método acessível, não-invasivo, que não utiliza radiação ionizante, tem se tornado um importante meio de diagnóstico por imagem na avaliação das alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação.

Pode ser aplicada tanto na propedêutica de grandes articulações como joelhos e quadris quanto no estudo de pequenas articulações como as que compõem os dedos dos pés e das mãos.

O procedimento ultrassonográfico é especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular – que pode ser examinada em diversas articulações, como quadris, joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos, punhos -, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e seguimento de doenças articulares inflamatórias, sendo de grande uso ainda na análise e diagnóstico dos cistos sinoviais, os quais podem ser observados em qualquer articulação.

 

A ultrassonografia é um exame importante na avaliação mamária, apresentando indicações específicas. É utilizada principalmente para caracterizar alterações palpáveis ou detectadas à mamografia (geralmente nódulos e assimetrias), assim como para o rastreamento complementar à mamografia no grupo de mulheres com mamas densas.

A Ultrassonografia com Doppler de Mamas é um importante método auxiliar no diagnóstico das lesões e/ou alterações mamárias.

Ela é o principal exame complementar à mamografia. Associados ao Doppler, os exames ultrassonográficos permitem obter informações sobre as possíveis lesões na região mamária e seu respectivo fluxo sanguíneo. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha.

Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação, e não apresenta efeitos colaterais.

O Exame de Ultrassonografia de Glúteo é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia de Parede Abdominal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões da parede abdominal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

O ultrassom de próstata proporciona imagens da próstata do homem. O exame pode ser realizado por via abdominal e por via transretal (inserção de uma sonda de ultrassom no reto do paciente).

O ultrassom de próstata por via transretal é um procedimento que se beneficia da menor distância entre o transdutor e a próstata, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

O ultrassom da tireoide, assim como as outras ultrassonografias, não exige preparo, é simples e indolor. Para a sua realização, o paciente se deita na maca e o responsável pelo procedimento desliza o transdutor pela garganta com a ajuda de um gel. Esse aparelho emite ondas sonoras de alta frequência que, em contato com os órgãos, geram imagens bidimensionais em tempo real. Além disso, também não há efeitos colaterais após a realização do exame.

Trata-se de um exame de ultrassom normalmente realizada por via vaginal entre 6 a 12 semanas de gestação. É um exame de rotina que toda grávida deve fazer pois define fornece informações importantes e cruciais em uma gestação.

A Ultrassonografia Obstétrica utiliza ondas sonoras para produzir imagens de um bebê (embrião ou feto) no interior do útero de uma mulher grávida, assim como imagens do útero e dos ovários da mãe. Essa técnica não utiliza radiação ionizante, não possui efeitos colaterais danosos conhecidos, e é o método preferencial para monitorarem-se mulheres grávidas e seus futuros bebês.

A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica é um exame feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

O Ultrassonografia Obstétrica com Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Vale lembrar que a placenta é um órgão especialmente criado durante a gestação, sendo responsável pela comunicação entre gestante e feto, garantindo nutrientes necessários para seu desenvolvimento até o nascimento. Por isso, é essencial que o fluxo sanguíneo entre placenta e bebê esteja funcionando perfeitamente.

A Ultrassonografia Obstétrica com Doppler pode ser feita ainda no primeiro trimestre ou final da gestação. Para gestantes com suspeita de pré-eclampsia e pressão alta, o exame de Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido é considerado obrigatório.

O Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Gemelar, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Vale lembrar que a placenta é um órgão especialmente criado durante a gestação, sendo responsável pela comunicação entre gestante e feto, garantindo nutrientes necessários para seu desenvolvimento até o nascimento. Por isso, é essencial que o fluxo sanguíneo entre placenta e bebê esteja funcionando perfeitamente.

Na Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Gemelar: Cada Feto, o exame é feito em gestação gemelar ou mais de um feto ao mesmo tempo. Nesse exame, a captura de imagens se dedica aos pontos de interesse nos fetos, permitindo o acompanhamento individualizado, acompanhando a gravidez o mais saudável possível.

O Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler, o exame é feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

Realizado via abdominal a partir da 35ª semana de gestação. O perfil biofísico fetal é um exame que permite avaliar o bem-estar do bebê. São avaliados alguns parâmetros como volume do líquido amniótico, movimentos respiratórios fetal, movimento e tônus fetal. Para cada variável analisada do exame atribuímos notas que no final auxiliarão no diagnóstico precoce de sofrimento fetal. Este exame é indicado em casos específicos, principalmente nas gestações de alto risco que cursam com diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.

Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal, além da captura das imagens de ultrassom, também é medida a translucência nucal.

A translucência nucal é uma medida na nuca do feto. Dependendo do resultado obtido, indica que o feto pode apresentar alguma malformação, como Síndrome de Down.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.

Na Ultrassonografia Obstétrica Gemelar: Cada Feto, o exame é feito em gestação gemelar ou mais de um feto ao mesmo tempo. Nesse exame, a captura de imagens se dedica aos pontos de interesse nos fetos, permitindo o acompanhamento individualizado, acompanhando a gravidez o mais saudável possível.

A ultrassonografia morfológica gemelar do primeiro trimestre é um exame realizado entre a 12ª e 14ª semanas e está indicado para todas as gestantes. Pode ser realizado pelas vias transabdominal e endovaginal e utiliza a técnica 4D, ou seja, imagens tridimensionais com movimentos em tempo real.

Neste exame faz-se o exame obstétrico e associa-se o recurso 3D/4D do aparelho de ultrassonografia. Sendo assim, obtém-se visualização da superfície do bebê, gerando lindas imagens, principalmente da face do feto, geralmente muito emocionantes para os pais. O recurso 3D gera imagens estáticas enquanto o recurso 4D faz um filme em tempo real. Pode-se observar mudanças faciais como mímicas, esboço de um sorriso, o abrir e fechar dos olhos, da boca e muitas outras imagens lindas. Este exame conta com a “colaboração” do bebê, pois se a face fetal estiver escondida pela sobreposição de braços ou pernas ou pela posição do bebê, o exame é prejudicado.

O Ultrassom Obstétrico 4D + Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Neste exame faz-se o exame obstétrico e associa-se o recurso 3D/4D do aparelho de ultrassonografia. Sendo assim, obtém-se visualização da superfície do bebê, gerando lindas imagens, principalmente da face do feto, geralmente muito emocionantes para os pais. O recurso 3D gera imagens estáticas enquanto o recurso 4D faz um filme em tempo real. Pode-se observar mudanças faciais como mímicas, esboço de um sorriso, o abrir e fechar dos olhos, da boca e muitas outras imagens lindas. Este exame conta com a “colaboração” do bebê, pois se a face fetal estiver escondida pela sobreposição de braços ou pernas ou pela posição do bebê, o exame é prejudicado.

O ultrassom 3D é diferente da ultrassonografia comum, que mostra uma fatia do feto. O exame tridimensional usa o aparelho que capta várias fatias. Essas várias fatias, no computador, permitem ver a imagem por fora do bebê. Já com o ultrassom 4D, a imagem tridiomensional é feita em sequências muito rápidas. Se o bebê faz um movimento, dá para enxergar o movimento. Ou seja, é o 3D mais o tempo.

Assim, os pais podem conhecer os traços do filho antes mesmo de ele nascer. Dá para ver os olhinhos, nariz, boca e até arriscar se ele se parece mais com o pai ou com a mãe. O que difere essas técnicas do ultrassom comum é a forma com que o parelho dividirá e mostrará as imagens obtidas, pois no tradicional conseguimos ver somente os ossinhos e órgãos internos do bebê. Nos demais, percebermos a camada de pele que cobre o feto.

O ultrassom com doppler, também chamado de ecografia com doppler ou eco-doppler colorido, é um importante exame para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo. Assim, ele pode ser solicitado pelo médico em casos de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de um vaso sanguíneo.

A Ultrassonografia Pélvica pode ser feita via abdominal, na parte inferior da barriga, para verificar os órgãos internos relacionadas ao sistema reprodutor feminino, tais como o útero, ovários, trompas, artérias e veias da região. Por meio do exame, é realizada a avaliação, detecção e acompanhamento de alterações e/ou lesões, incluindo pólipos, ovários policísticos, miomas uterinos, cistos no ovário e tumores, benignos ou malignos.

Caso a mulher já tenha tido relações sexuais, o médico pode solicitar a Ultrassonografia Pélvica Endovaginal, que avalia os mesmos órgãos e possui os mesmos objetivos, porém utiliza uma forma diferente de obtenção das imagens.

A Ultrassonografia Pélvica pode ser feita via abdominal, na parte inferior da barriga, para verificar os órgãos internos relacionadas ao sistema reprodutor feminino, tais como o útero, ovários, trompas, artérias e veias da região. Por meio do exame, é realizada a avaliação, detecção e acompanhamento de alterações e/ou lesões, incluindo pólipos, ovários policísticos, miomas uterinos, cistos no ovário e tumores, benignos ou malignos.

Caso a mulher já tenha tido relações sexuais, o médico pode solicitar a Ultrassonografia Pélvica Endovaginal, que avalia os mesmos órgãos e possui os mesmos objetivos, porém utiliza uma forma diferente de obtenção das imagens.

Associados ao Doppler, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

A Ultrassonografia do Hipocôndrio Direito, é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações dos órgãos dessa região: fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. A Ultrassonografia tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa área, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A Ultrassonografia de Órgãos e Estruturas Superficiais é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais como mamas, tireóide, glândulas salivares, linfonodos cervicais, parede abdominal, tendões, músculos, tecido celular subcutâneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

O Exame de Ultrassonografia Região Sacro Lombar é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

Compreende exames de diferentes segmentos do sistema musculoesquelético (ombro, cotovelo, braço, antebraço, punho, mão, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé). Avalia tendões, músculos, fáscias, ligamentos, derrames articulares, cistos, nodulações e coleções na região de estudo.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

Associados ao Doppler, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

Ultrassonografia de Cervical é um exame de imagem, não invasivo e indolor, da região do pescoço, com imagens transmitidas em tempo real por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência.

O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização na região, além da velocidade do sangue dentro dos vasos.

A Ultrassonografia Com Doppler das Parótidas tem como enfoque a maior das glândulas salivares do corpo humano – as glândulas parótidas, localizadas anteriormente às orelhas.

É um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).

Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.

Não tem conteúdo.

Confira os tipos De Ultrassom realizados em nossa Clínica

O ultrassom transvaginal, também chamado de endovaginal, é um exame diagnóstico muito utilizado por ginecologistas e obstetras. O exame consiste na inserção de um aparelho chamado transdutor na vagina, que vai gerar imagens dos órgãos internos daquela região: útero, trompas e ovários.

O exame não é doloroso, é rápido e pode ser realizado em qualquer clínica de diagnóstico por imagens, com prescrição médica. Ele não emite radiação, porque utiliza ondas de som para produzir suas imagens. Por isso, não existe risco algum para a saúde da paciente ou do médico.

O doppler é um exame de ultrassonografia que observa o aumento ou diminuição da vascularização e a velocidade do sangue no interior dos vasos.

No caso da Ultrassonografia com Doppler Colorido Transvaginal, o exame é feito através de uma versão adaptada do ultrassom, em que o transdutor é inserido na vagina, e permite visão mais clara e desobstruída das estruturas da pelve na mulher.

É um exame para avaliação da pelve que usa a mesma técnica do ultrassom transvaginal convencional, com o objetivo de acompanhar as alterações ovarianas e uterinas relacionadas a ovulação.

A Ultrassonografia de Abdome Superior é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Total é um procedimento não invasivo utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Associados ao Doppler Colorido, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

 

O ultrassom de abdome total é um exame de imagem solicitado com frequência por diversas especialidades médicas. Por conta de sua qualidade, ele auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.

O ultrassom de abdome total é um exame de imagem solicitado com frequência por diversas especialidades médicas. Por conta de sua qualidade, ele auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.

Para se captar imagens desta região, o equipamento utiliza ondas sonoras de alta frequência, permitindo a visualização de órgãos como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

Popularmente conhecido pela descoberta dos cálculos (pedras) renais, é indicado também para a avaliação de infecção urinária, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais e doença policística renal. Além disso, o procedimento serve para identificar perda excessiva de proteínas, sangue na urina e quando o rim está funcionando de forma insuficiente. Dores e dificuldade para urinar são alguns dos sintomas mais comuns.

A Ultrassonografia, por ser um método acessível, não-invasivo, que não utiliza radiação ionizante, tem se tornado um importante meio de diagnóstico por imagem na avaliação das alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação.

Pode ser aplicada tanto na propedêutica de grandes articulações como joelhos e quadris quanto no estudo de pequenas articulações como as que compõem os dedos dos pés e das mãos.

O procedimento ultrassonográfico é especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular – que pode ser examinada em diversas articulações, como quadris, joelhos, tornozelos, ombros, cotovelos, punhos -, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e seguimento de doenças articulares inflamatórias, sendo de grande uso ainda na análise e diagnóstico dos cistos sinoviais, os quais podem ser observados em qualquer articulação.

 

A ultrassonografia é um exame importante na avaliação mamária, apresentando indicações específicas. É utilizada principalmente para caracterizar alterações palpáveis ou detectadas à mamografia (geralmente nódulos e assimetrias), assim como para o rastreamento complementar à mamografia no grupo de mulheres com mamas densas.

A Ultrassonografia com Doppler de Mamas é um importante método auxiliar no diagnóstico das lesões e/ou alterações mamárias.

Ela é o principal exame complementar à mamografia. Associados ao Doppler, os exames ultrassonográficos permitem obter informações sobre as possíveis lesões na região mamária e seu respectivo fluxo sanguíneo. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha.

Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação, e não apresenta efeitos colaterais.

O Exame de Ultrassonografia de Glúteo é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia da Região Lombar é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A Ultrassonografia de Parede Abdominal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões da parede abdominal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

O ultrassom de próstata proporciona imagens da próstata do homem. O exame pode ser realizado por via abdominal e por via transretal (inserção de uma sonda de ultrassom no reto do paciente).

O ultrassom de próstata por via transretal é um procedimento que se beneficia da menor distância entre o transdutor e a próstata, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

O ultrassom da tireoide, assim como as outras ultrassonografias, não exige preparo, é simples e indolor. Para a sua realização, o paciente se deita na maca e o responsável pelo procedimento desliza o transdutor pela garganta com a ajuda de um gel. Esse aparelho emite ondas sonoras de alta frequência que, em contato com os órgãos, geram imagens bidimensionais em tempo real. Além disso, também não há efeitos colaterais após a realização do exame.

Trata-se de um exame de ultrassom normalmente realizada por via vaginal entre 6 a 12 semanas de gestação. É um exame de rotina que toda grávida deve fazer pois define fornece informações importantes e cruciais em uma gestação.

A Ultrassonografia Obstétrica utiliza ondas sonoras para produzir imagens de um bebê (embrião ou feto) no interior do útero de uma mulher grávida, assim como imagens do útero e dos ovários da mãe. Essa técnica não utiliza radiação ionizante, não possui efeitos colaterais danosos conhecidos, e é o método preferencial para monitorarem-se mulheres grávidas e seus futuros bebês.

A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica é um exame feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

O Ultrassonografia Obstétrica com Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Vale lembrar que a placenta é um órgão especialmente criado durante a gestação, sendo responsável pela comunicação entre gestante e feto, garantindo nutrientes necessários para seu desenvolvimento até o nascimento. Por isso, é essencial que o fluxo sanguíneo entre placenta e bebê esteja funcionando perfeitamente.

A Ultrassonografia Obstétrica com Doppler pode ser feita ainda no primeiro trimestre ou final da gestação. Para gestantes com suspeita de pré-eclampsia e pressão alta, o exame de Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido é considerado obrigatório.

O Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Gemelar, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Vale lembrar que a placenta é um órgão especialmente criado durante a gestação, sendo responsável pela comunicação entre gestante e feto, garantindo nutrientes necessários para seu desenvolvimento até o nascimento. Por isso, é essencial que o fluxo sanguíneo entre placenta e bebê esteja funcionando perfeitamente.

Na Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Gemelar: Cada Feto, o exame é feito em gestação gemelar ou mais de um feto ao mesmo tempo. Nesse exame, a captura de imagens se dedica aos pontos de interesse nos fetos, permitindo o acompanhamento individualizado, acompanhando a gravidez o mais saudável possível.

O Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler, o exame é feito especificamente com o objetivo de avaliar crescimento e desenvolvimento fetal no quanto à sua formação e anatomia, detalhando seus órgãos. Por isso, esse exame precisa ser conduzido por obstetra com conhecimentos de Medicina Fetal.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica com Doppler costuma ser um pouco mais longo do que os outros exames de ultrassonografia. Além disso, pode ser feito em duas janelas da gestação: entre 11ª e 14ª semana de gestação e também na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

Realizado via abdominal a partir da 35ª semana de gestação. O perfil biofísico fetal é um exame que permite avaliar o bem-estar do bebê. São avaliados alguns parâmetros como volume do líquido amniótico, movimentos respiratórios fetal, movimento e tônus fetal. Para cada variável analisada do exame atribuímos notas que no final auxiliarão no diagnóstico precoce de sofrimento fetal. Este exame é indicado em casos específicos, principalmente nas gestações de alto risco que cursam com diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.

Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal, além da captura das imagens de ultrassom, também é medida a translucência nucal.

A translucência nucal é uma medida na nuca do feto. Dependendo do resultado obtido, indica que o feto pode apresentar alguma malformação, como Síndrome de Down.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.

Na Ultrassonografia Obstétrica Gemelar: Cada Feto, o exame é feito em gestação gemelar ou mais de um feto ao mesmo tempo. Nesse exame, a captura de imagens se dedica aos pontos de interesse nos fetos, permitindo o acompanhamento individualizado, acompanhando a gravidez o mais saudável possível.

A ultrassonografia morfológica gemelar do primeiro trimestre é um exame realizado entre a 12ª e 14ª semanas e está indicado para todas as gestantes. Pode ser realizado pelas vias transabdominal e endovaginal e utiliza a técnica 4D, ou seja, imagens tridimensionais com movimentos em tempo real.

Neste exame faz-se o exame obstétrico e associa-se o recurso 3D/4D do aparelho de ultrassonografia. Sendo assim, obtém-se visualização da superfície do bebê, gerando lindas imagens, principalmente da face do feto, geralmente muito emocionantes para os pais. O recurso 3D gera imagens estáticas enquanto o recurso 4D faz um filme em tempo real. Pode-se observar mudanças faciais como mímicas, esboço de um sorriso, o abrir e fechar dos olhos, da boca e muitas outras imagens lindas. Este exame conta com a “colaboração” do bebê, pois se a face fetal estiver escondida pela sobreposição de braços ou pernas ou pela posição do bebê, o exame é prejudicado.

O Ultrassom Obstétrico 4D + Doppler, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Neste exame faz-se o exame obstétrico e associa-se o recurso 3D/4D do aparelho de ultrassonografia. Sendo assim, obtém-se visualização da superfície do bebê, gerando lindas imagens, principalmente da face do feto, geralmente muito emocionantes para os pais. O recurso 3D gera imagens estáticas enquanto o recurso 4D faz um filme em tempo real. Pode-se observar mudanças faciais como mímicas, esboço de um sorriso, o abrir e fechar dos olhos, da boca e muitas outras imagens lindas. Este exame conta com a “colaboração” do bebê, pois se a face fetal estiver escondida pela sobreposição de braços ou pernas ou pela posição do bebê, o exame é prejudicado.

O ultrassom 3D é diferente da ultrassonografia comum, que mostra uma fatia do feto. O exame tridimensional usa o aparelho que capta várias fatias. Essas várias fatias, no computador, permitem ver a imagem por fora do bebê. Já com o ultrassom 4D, a imagem tridiomensional é feita em sequências muito rápidas. Se o bebê faz um movimento, dá para enxergar o movimento. Ou seja, é o 3D mais o tempo.

Assim, os pais podem conhecer os traços do filho antes mesmo de ele nascer. Dá para ver os olhinhos, nariz, boca e até arriscar se ele se parece mais com o pai ou com a mãe. O que difere essas técnicas do ultrassom comum é a forma com que o parelho dividirá e mostrará as imagens obtidas, pois no tradicional conseguimos ver somente os ossinhos e órgãos internos do bebê. Nos demais, percebermos a camada de pele que cobre o feto.

O ultrassom com doppler, também chamado de ecografia com doppler ou eco-doppler colorido, é um importante exame para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo. Assim, ele pode ser solicitado pelo médico em casos de suspeita de estreitamento, dilatação ou oclusão de um vaso sanguíneo.

A Ultrassonografia Pélvica pode ser feita via abdominal, na parte inferior da barriga, para verificar os órgãos internos relacionadas ao sistema reprodutor feminino, tais como o útero, ovários, trompas, artérias e veias da região. Por meio do exame, é realizada a avaliação, detecção e acompanhamento de alterações e/ou lesões, incluindo pólipos, ovários policísticos, miomas uterinos, cistos no ovário e tumores, benignos ou malignos.

Caso a mulher já tenha tido relações sexuais, o médico pode solicitar a Ultrassonografia Pélvica Endovaginal, que avalia os mesmos órgãos e possui os mesmos objetivos, porém utiliza uma forma diferente de obtenção das imagens.

A Ultrassonografia Pélvica pode ser feita via abdominal, na parte inferior da barriga, para verificar os órgãos internos relacionadas ao sistema reprodutor feminino, tais como o útero, ovários, trompas, artérias e veias da região. Por meio do exame, é realizada a avaliação, detecção e acompanhamento de alterações e/ou lesões, incluindo pólipos, ovários policísticos, miomas uterinos, cistos no ovário e tumores, benignos ou malignos.

Caso a mulher já tenha tido relações sexuais, o médico pode solicitar a Ultrassonografia Pélvica Endovaginal, que avalia os mesmos órgãos e possui os mesmos objetivos, porém utiliza uma forma diferente de obtenção das imagens.

Associados ao Doppler, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

A Ultrassonografia do Hipocôndrio Direito, é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações dos órgãos dessa região: fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas. A Ultrassonografia tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa área, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A Ultrassonografia de Órgãos e Estruturas Superficiais é um procedimento não invasivo, utilizado para investigação de traumas, malformações, processos inflamatórios e tumorais em órgãos e estruturas mais superficiais como mamas, tireóide, glândulas salivares, linfonodos cervicais, parede abdominal, tendões, músculos, tecido celular subcutâneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

O Exame de Ultrassonografia Região Sacro Lombar é um método diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência. Com diversas indicações, o exame de ultrassonografia se mostra altamente eficaz para diagnosticar doenças.

Compreende exames de diferentes segmentos do sistema musculoesquelético (ombro, cotovelo, braço, antebraço, punho, mão, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé). Avalia tendões, músculos, fáscias, ligamentos, derrames articulares, cistos, nodulações e coleções na região de estudo.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

Associados ao Doppler, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

A Ultrassonografia da Bolsa Escrotal (da bolsa escrotal, testículos, epidídimo e cordão espermático) é um exame de imagem que permite avaliar o sistema reprodutor masculino.

Ultrassonografia de Cervical é um exame de imagem, não invasivo e indolor, da região do pescoço, com imagens transmitidas em tempo real por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência.

O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização na região, além da velocidade do sangue dentro dos vasos.

A Ultrassonografia Com Doppler das Parótidas tem como enfoque a maior das glândulas salivares do corpo humano – as glândulas parótidas, localizadas anteriormente às orelhas.

É um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).

Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.

Não tem conteúdo.

Agende seu Exame através do WhatsApp:

Ou preencha o formulário abaixo: